4 dicas para escrever melhor para as redes sociais

4 dicas para escrever melhor para as redes sociais

Todo mundo que trabalha com produção de conteúdo para as redes sociais vive dilemas diários. Será que é melhor um texto maior ou menor? Qual o tamanho adequado para um título? Será que existe uma forma de escrever melhor para as redes sociais?

Quem já trabalha com marketing de conteúdo há algum tempo está mais do que acostumado a produzir conteúdo em formatos longos. Atualmente, é quase um padrão que um texto para site ou blog precise ter, no mínimo, 600 palavras. Isso porque, teoricamente, as ferramentas de busca indexam formatos longos melhor.

No entanto, quando se trata de redes sociais, rapidez e agilidade é tudo. Talvez, por isso, manchetes curtas e chamativas tenham se tornado uma tendência popular, assim como os conteúdos visuais. Nessas plataformas, não podemos nos dar ao luxo de sermos prolixos e conseguir passar uma mensagem no menor espaço possível é fundamental.

Confira 4 dicas para escrever melhor para as redes sociais
1. Determine a mensagem que você quer passar
Quando seu espaço é limitado, é preciso priorizar. Se você está escrevendo um e-mail para promover um e-book, por exemplo, a prioridade é fazer com que os leitores baixem o conteúdo usando o menor espaço possível. Isso significa que não há muito espaço para enrolação e você deve lançar mão de seus melhores argumentos o quanto antes.

Pergunte sempre a si mesmo qual é o objetivo principal do conteúdo que você está criando e, em seguida, apare todo o excesso. Assim fica bem mais fácil eleger prioridades e criar um material compacto e eficiente.

2. Use o design como vantagem
Se não há muito espaço (ou caracteres) para trabalhar, você não precisa confiar apenas no texto. Incorporar uma peça de design na mensagem pode ajudar a obter sucesso sem adicionar nada a contagem de palavras. Em um anúncio de mídia social, uma imagem bem selecionada, que combina com o título e transmite bem a mensagem, tende a atrair muito mais atenção do que uma peça de texto enorme.

A questão é que poucas pessoas estão dispostas a ler textos grandes, principalmente se for relacionado a um anúncio. Além disso, grande parte do tráfego de usuários das redes sociais origina-se de dispositivos móveis, ou seja, se todo o conteúdo couber na telinha, melhor.

3. Livre-se dos excessos
Se você está lutando para escrever um texto que atenda a um número certo de palavras, pare e deixe fluir. Esqueça contadores de caracteres e apenas se preocupe em constituir um bom texto. Concentre-se em transmitir suas ideias, não importa quanto espaço elas ocupem. Depois faça uma revisão crítica, veja o que pode ser cortado e edite o texto.

Esse processo pode demorar um pouco e podem ser necessárias algumas tentativas, mas eventualmente você vai se livrar do excesso e passará a escrever conteúdos compactos, que se adaptam às suas necessidades (e ao espaço disponível) com muito mais facilidade.

4. Lembre-se que essa é apenas uma peça
Um erro comum é achar que o usuário verá um texto curto e deixará de gostar de uma página por causa disso. No entanto, tentar embalar um monte de informações em um espaço pequeno pode passar uma impressão muito ruim. Portanto, lembre-se que essa é apenas uma das peças que você irá fornecer ao usuário.

É importante lembrar que um único post nem sempre causa uma tomada de decisão imediata no usuário. Cada peça faz parte de uma imagem maior: um tweet pode levar a uma postagem no blog, que possui um link para um e-book, que leva a uma conversa mais profunda com um dos seus representantes de vendas.

(Fonte: Agência IMMA)

Lista de notícias

Contato