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Bulas Impressas

Há quase dois anos, fomos procurados por um grupo de empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf para atuar num caso delicado, importante e vital para o negócio deles, que é a manutenção das bulas impressas de medicamentos. Um projeto de lei tramitava à época, sem discussão popular, para a extinção do documento e substituição para o digital apenas. Depois de estudar profundamente o tema de suas implicações, juntamente com o setor do jurídico do cliente, traçamos o plano de ação. Começamos com encontros com parlamentares do Congresso Nacional explicando a problemática. Fomos muito bem-recebidos e conseguimos fazer com que a votação fosse adiada. Na sequência, o PL foi aprovado com ressalva, mantendo-se a bula impressa de medicamentos e apenas a excluindo em casos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Na sequência, de forma concomitante, reunimo-nos com a Anvisa, com o Conselho Regional e Federal de Farmácia, Procon, entre outros órgãos de relevância sobre o tema, realizamos entrevistas com artistas do Retiro dos Artistas sobre o assunto e levamos a pauta à imprensa, que publicou diversas matérias a respeito. Demos início a um blog e um perfil no Instagram e continuamos a municiar a imprensa para sedimentar o assunto e trazer segurança à população e às empresas. Para ser mais encontrável, demos início a uma bem-sucedida campanha de Google AD-Sense, o que leva a pauta aos mais diversos segmentos da sociedade. 

https://bulasimpressas.wordpress.com/

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Prevenção em casa: um case de comunicação para a saúde infantil

Em 2021, a intensivista pediátrica Samara Bertin teve o desejo de ir além dos limites da UTI Pediátrica e contribuir ainda mais para a atenção infantil. Com uma vontade sincera de ajudar pais, responsáveis e cuidadores a evitarem acidentes graves com crianças, ela deu início a uma jornada de conscientização e educação. E, assim, nasceu a parceria com a ADCom Comunicação Empresarial, uma agência de comunicação corporativa, experiente, entre outros, em auxiliar indústrias farmacêuticas, clínicas e médicos a encontrarem o seu público.

O desafio: como criar um canal de comunicação eficaz que fornecesse informações valiosas sobre a segurança das crianças em casa? A resposta estava nas redes sociais, especificamente no Instagram. A Dra. Samara Bertin e a ADCom uniram forças para criar a UTI PED Para Todos, onde os pais e cuidadores acessam conteúdo relevante, dicas práticas e orientações médicas confiáveis para proteger seus filhos dos perigos que existem em casa.

Com uma abordagem cuidadosamente planejada, a equipe começou a alimentar essas redes com uma combinação de vídeos educacionais, imagens ilustrativas e informações de saúde voltadas especificamente para crianças e pais/cuidadores. Cada postagem era elaborada com a missão de tornar os lares mais seguros, traduzindo o conhecimento médico para uma linguagem acessível e fácil de compreender.

Em menos de um ano, as redes sociais da Dra. Samara Bertin alcançaram aproximadamente 70 mil seguidores, sem nunca ter recebido qualquer tipo de impulsionamento/patrocínio ou investimento em publicidade. Esse crescimento orgânico reflete a demanda real por informações confiáveis sobre segurança infantil e a credibilidade que os seguidores depositam na médica como fonte de orientação.

Mesmo sem atualizações desde fevereiro de 2023, esses canais mantêm firmes sua base de seguidores, totalizando 54,7 mil. O número é um testemunho do impacto duradouro que a Dra. Samara Bertin e a ADCom alcançaram.

Este case é mais do que um exemplo de como a comunicação estratégica pode fazer a diferença na área da saúde infantil. Ele também demonstra o comprometimento e a paixão da Dra. Samara Bertin em melhorar a vida das crianças e de suas famílias. Ela tinha um sonho, um anseio, e nos procurou para a melhor solução de colocar em prática. E assim foi feito.

EVOLUÇÃO DE SEGUIDORES NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

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Ganho de autoridade, reputação, respeito e admiração.

Em 2019, a ADCom Comunicação Empresarial foi procurada pelo jovem e prodígio médico ortopedista pediátrico, David Nordon, para fortalecer sua atuação como especialista na área e lançá-lo como formador de opinião. 

Muito talentoso e bem-preparado, o profissional atua como ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP - Supervisor do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da PUC-SP;  ministra aulas da disciplina de Saúde Pública na PUC-SP (Campus Sorocaba) e de Ortopedia e Medicina Preventiva do Estratégia MED (curso preparatório on-line para provas de Residência Médica). 

Engajado na busca pela alta performance e especialização, David Nordon é mestrando da USP, pesquisador do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e idealizador do Projeto Pequenos Passos, uma ação filantrópica de tratamento para o Pé Torto Congênito que abraçou em parceria com a enfermeira e esposa Mirian Nordon. 

Com pautas de interesse geral na ortopedia, além das específicas da área pediátrica, Dr. David Nordon é fonte para os seguintes veículos de comunicação,  entre impresso, on-line, rádio e televisão. TVs, como: Globo, Bandeirantes, SBT, Gazeta e Record TV; rádios, como: Jovem Pan, Rede EBC, Metropolitana e Capital; jornais, como: Folha de S.Paulo e Estado de S. Paulo; sites, como: G1, UOL e O Globo.

A ADCom Comunicação contribui também com a produção de pautas, imagens, artes e vídeos para as redes sociais do médico, fomentando  aumento significativo no número de seguidores e o engajamento. Hoje, David Nordon é reconhecido e atua como figura de autoridade para disseminar informações que alertam e informam a sociedade sobre temas ortopédicas, especificamente os pediátricos. Atualmente, é um profissional ainda mais respeitado e admirado tanto em seu segmento de atuação como por jornalistas e clientes.

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